Como o Natal no Brasil acontece no início do verão, o frescor do salpicão de frango é presença garantida nas festas de final de ano.
As mesas de Natal dos brasileiros costumam ser divididas entre quem gosta de uvas-passa e quem prefere observá-las de longe, principalmente se a ideia é incluí-las no arroz. Mas se tem um prato que é praticamente unânime é o salpicão de frango. É presença garantida nas festas familiares e nos menus de Natal e Ano Novo.
O nome “salpicão” deriva da palavra espanhola “salpicón”, referindo-se a pratos preparados com mistura de ingredientes frios, cozidos e picados, principalmente peixes ou frutos do mar, temperados com molho vinagrete ou outros condimentos. No Brasil, o salpicão se tornou uma salada muito especial e apetitosa, que pode ser servida como aperitivo ou acompanhamento. No lugar dos frutos do mar, entrou o frango. Na Espanha, por exemplo, é muito típico comer salpicón de frutos do mar durante as festividades de Natal.
A receita pode variar de uma família para outra, cada família dando seu toque e fazendo diferentes combinações de guarnições. Ao frango desfiado são adicionados vegetais, como batata e cenoura, e frutas, sendo as maçãs as mais comuns; alguns acrescentam peras, uvas e até abacaxi. Tudo é coberto com maionese feita com Azeite de Oliva para dar cremosidade ao prato e unificar todos os ingredientes. O prato é servido frio, como uma salada de frango.
Abaixo, compartilhamos a receita caseira para que possa fazer a sua própria maionese com Azeite de Oliva da Espanha da variedade Arbequina. A utilização de azeite de oliva proporciona um excelente sabor e também propriedades saudáveis. A variedade Arbequina tem sabor suave e um tanto adocicado e deixa sua receita refinada e perfeitamente harmônica.
Se lembrarmos que o Natal no Brasil acontece no início do verão, uma receita que dispensa o uso do forno e é servida fria pode ajudar a refrescar a ceia de Natal. No Nordeste, região do país onde faz muito calor, o salpicão de frango é presença garantida nas festas de final de ano.
Ingredientes:
Para maionese caseira com Azeite de Oliva*
- 1 xícara de leite integral frio
- 1 colher de chá de mostarda Dijon
- Suco de ½ limão
- 1 pitada de sal
- 300 ml de Azeite de Oliva da Espanha
Para o salpicão de frango
- 1 quilo de filé de frango cozido e desfiado, temperado a seu gosto
- 2 batatas médias cozidas em cubos pequenos
- 2 cenouras grandes, raladas grosseiramente
- ½ xícara de ervilhas cozidas
- ½ xícara de milho verde cozido
- 2 colheres de sopa de Azeite de Oliva da Espanha
- Sal e pimenta preta a gosto
- ½ xícara de maionese caseira
- 170g de iogurte natural
- suco de 1 limão
- 100 gramas de azeitonas sem caroço (opcional)
- ½ xícara de chá de passas (opcional)
- 1 maçã verde
Como fazer o salpicão de frango:
Para a maionese caseira com Azeite de Oliva*
- No liquidificador, coloque o leite, a mostarda Dijon, o suco de limão e uma pitada de sal.
- Bata em velocidade baixa, adicionando os 300 ml de Azeite de Oliva da Espanha aos poucos, em fio, até obter uma maionese cremosa.
- Transfira para um recipiente com tampa e reserve na geladeira.
Para o salpicão de frango
- Em uma tigela grande, adicione o frango desfiado, as batatas aos cubos e a cenoura ralada. Adicione as ervilhas e o milho verde.
- Regue com Azeite de Oliva da Espanha e tempere com sal e pimenta preta a gosto.
- Adicione a maionese caseira, o iogurte natural e o suco de limão. Misture bem para incorporar tudo.
- Adicione as azeitonas e as passas, se for usar, e sal a gosto. Se necessário, regue com mais um fio de azeite e guarde na geladeira.
- Pouco antes de servir, corte a maçã verde em cubinhos, com casca, e misture com a mistura de frango. Assim, a maçã não escurece. Sirva a seguir.
*Receita publicada originalmente no Tastemade, em colaboração com Azeites de Oliva da Espanha.
0 Comentários