Receita de paella em homenagem aos sabores autênticos da Espanha, onde tem sido aperfeiçoada ao longo de várias gerações.
A paella, um dos pratos mais emblemáticos da cozinha espanhola, é uma deliciosa combinação de arroz, vegetais frescos e marisco, cozinhada com os distintos e aromáticos Azeites da Espanha.
A paella tem o poder de conquistar os paladares mais exigentes, é perfeita para todos os gostos! Pois pode ser interpretada de acordo com o gosto dos comensais. Pode ser feita com vegetais, carnes, frutos do mar ou até mesmo uma mistura de sabores da terra e do mar, incluindo frango com frutos do mar.
Ao longo desta matéria, você poderá ver diferentes versões de paella, podendo então escolher a que mais gosta. Convidamos você a experimentar as três, pois os sabores de todas certamente irão surpreendê-lo.
Você sabia que este famoso prato, ou seja, a paella, nasceu nas zonas rurais de Valência (leste de Espanha) nos séculos XV e XVI?
A paella nasceu no campo. Era um prato típico dos agricultores e pastores, que o preparavam com ingredientes disponíveis no meio rural. Misturavam diferentes carnes, como coelho, lebre, pato, frango, ou mesmo caracóis, com os vegetais que cultivavam nas suas hortas; arroz, açafrão, azeite das suas oliveiras... Cozinharam-no em lume brando, com lenha, e obtiveram assim um prato digno de qualquer mesa. E foi assim que surgiu um dos pratos mais emblemáticos da cozinha espanhola.
Hoje existem inúmeras versões deste prato. Enquanto em Valência os ingredientes vêm da terra, há outras zonas de Espanha onde a interpretação do prato é oposta e o sabor do mar predomina com ingredientes como lagostins, amêijoas, mexilhões ou lulas, entre outros. Mas sim, os valencianos alertam que este prato já não é paella.
O azeite, essencial nesta receita, proporciona uma riqueza de sabor e um toque frutado que eleva a paella a novos patamares gastronómicos. Recomenda-se a utilização de azeite virgem extra para garantir um perfil de sabor excepcional.
O processo começa com a seleção dos ingredientes frescos. Escolher um bom arroz é essencial. Na zona de Valência (leste de Espanha) é preparado com as variedades Senia, Albufera ou Bomba. É um arroz redondo que absorve perfeitamente os sabores. Caso não encontre esse tipo de arroz no supermercado, pode substituí-lo por outro arroz redondo com as mesmas características.
Você sabia que o recipiente para preparar a paella tem o mesmo nome? Tanto o recipiente quanto o prato são chamados de paella.
Para preparar a paella, você vai precisar de uma paella ou, na sua falta, de uma frigideira, com cerca de 50 cm, medida na parte superior. Para que o arroz não grude na panela, cubra com sal e leve ao fogo máximo por cerca de 5 minutos, quando notar que o sal começa a pular e adquirir uma cor amarelada, retire a panela do fogo e delicadamente retire o sal com papel de cozinha e deixe a panela esfriar. Isto é usado para preparar os recipientes que são feitos de aço polido. Nunca deve ser feito com outro tipo de recipiente como Teflon ou cerâmica.
Na paella, o azeite virgem extra é aquecido, criando uma base aromática para os demais ingredientes. Acrescentam-se cebola e pimentão, seguidos do alho, que liberam suas essências no ouro líquido espanhol.
Frango e/ou frutos do mar são adicionados na hora certa para garantir que fiquem suculentos e cheios de sabor. A combinação da textura terna do arroz com a mistura dos restantes ingredientes mergulha os comensais numa autêntica experiência culinária.
Conselhos para uma paella perfeita
Alguns truques? Para começar, escolha o azeite virgem extra da Espanha para preparar este prato. É aquele que garante os melhores aromas e sabores.
E por último... Depois de desligar o fogo, deixe a paella descansar, coberta com um pano de prato, por 10 minutos. Isto terminará de cozinhar o arroz com o calor residual!
Preparo. Paella. Receita 1.
Comece selando o frango em uma frigideira com quatro colheradas de Azeite de Oliva Virgem Extra. Quando a pele estiver dourada e crocante, retire e reserve em um prato.
Esquente o caldo de frango e dilua o corante no suco de um limão.
Pique as verduras.
Na mesma frigideira onde você selou o frango, refogue todas as verduras e deixe-as 'al dente'.
Agora preste muita atenção ao vídeo que mostramos logo mais e siga estes quatro passos:
Quando as verduras estiverem prontas, coloque os fios de açafrão e mexa.
Adicione o arroz e frite por cerca de dois minutos. Adicione o frango.
Despeje o caldo quente na frigideira até cobrir os ingredientes e deixe evaporar.
Quando tiver evaporado volte a adicionar mais caldo e deixe cozinhar a fogo médio. Se necessário continue adicionando caldo até que o grão de arroz fique terno porém firme.
Um dos melhores truques para desfrutá-la 100% é, antes de servir, cobrir com um pano de cozinha e deixar repousar por 10 minutos.Nham, nham! Um resultado maravilhoso
Preparo. Paella Valenciana. Receita 2.
Aqueça o Azeite de Oliva Extra Virgem da Espanhaem fogo moderado.
Disponha o frango picado e o sal e distribua sobre a paella. Deixe-os dourar com uma cor intensa.
Assim que a carne estiver dourada, mova-a para as bordas e coloque o feijão no centro da paella, cozinhe em fogo baixo até dourar levemente.
Adicione o garrofó e cozinhe levemente.
Mova os legumes para a borda e adicione o tomate ralado no centro. Deixe fritar um pouco e misture com todos os ingredientes, cozinhando alguns minutos para integrar sabores e aromas.
Adicione o pimentão e o açafrão e mexa.
Adicione o caldo quente, quando começar a ferver, adicione o arroz fazendo uma cruz e distribua pela paella, a partir deste momento não mexa o arroz.
* Cozinhar o arroz: fogo alto 5 minutos. Calor médio pelos próximos 5 minutos. A partir de 10 minutos, fogo baixo até o final do cozimento. Em geral 18 a 20 minutos. dependendo da variedade de arroz.
Quando o líquido baixar e o arroz começar a subir à superfície, coloque os raminhos de alecrim por cima.
Terminada a cozedura, o arroz deve estar inteiro, solto e suculento. Retire do fogo e deixe descansar por 5 minutos com um pano por cima, para terminar de cozinhar e servir.
Você pode acompanhar este prato com um pouco de aioli ou limão para colocar por cima. Fica delicioso!
Preparo. Paella “estilo brasileiro”. Receita 3.
Colocar bastante Azeite de Oliva Extra Virgem da Espanha na paelleira e deixar esquentar em fogo bem baixo; colocar os camarões inteiros para que dourem aos poucos e lentamente. Colocar sal, pimenta e um pouco de alho picado em cima para temperá-los. Retire-os depois de prontos, e reserve-os em uma travessa com papel alumínio por cima, para que se mantenham quente.
Adicione as carnes de porco e frango e vá fritando em fogo médio, para que dourem bem; aproveite o azeite que ficou na panela e adicione a cebola picada, o alho, depois o alho poró e o salsão. Vai mexendo tudo e fazendo um belo sofrito na panela, até que todo o azeite seja incorporado no tempero. Adicione a páprica doce e siga mexendo na panela, fazendo um sofrito cada vez mais encorpado.
Vá ajustando o sal. Adicione o molho de tomate e, neste momento, deglaceando toda a panela. Por fim, adicione o caldo de peixe.
Aumente o fogo e vá mexendo lentamente até que todo o sofrito que está na panela esteja dissolvido no caldo de peixe. Adicione o açafrão e vá mexendo até que a linda cor amarela apareça na paelleira.
Adicione os mexilhões desconchados e siga mexendo no caldo; adicione os mexilhões frescos vivos. Quando abrirem, retire-os da panela e reserve-os em uma travessa com alumínio tampando. Eles precisam apenas abrir e soltar aquele sabor incrível de mar que está dentro dele.
Agora é hora de provar o sabor do caldo e ajustar um pouco mais o sal, adicione a pimenta a gosto e prove o caldo.
Quando o caldo começar a ferver – algo em torno de meia hora depois que o colocou – baixe um pouco o fogo e adicione o arroz. Mexa por 3 min no arroz, apenas para espalhá-los em toda a paelleira; não mexa mais no arroz depois disso. Ele irá demorar algo em torno de meia hora para ficar devidamente pronto.
Faltando 15 min para o final, adicione a lula em anéis, decorando a paelleira. Faltando 10min para o final, adicione a vagem e a ervilha. Faltando 5 min para o final, adicione o camarão pequeno, decorando a paella.
Agora, aos poucos, com a paellera ainda em fogo bem baixo, vá adicionando o camarão grande que está reservado, sempre decorando a paella; adicione os Mexilhões com casca, sempre decorando a paella. Coloque o pisto de pimentão entre os camarões e os mexilhões.
Agora, no último processo, baixo o máximo possível do fogo e tampe a paelleira inteira com papel alumínio. Isso para que os camarões pequenos, a lula e um pouco do arroz que ficou por cima de tudo, possam terminar de cozinha e chegar ao seu ponto, apenas com o calor da própria cocção. Esse processo levará de 5 a 10 minutos. Destampe, salpique a salsinha por cima, distribua os limões cortados e a paella estará pronta para servir.
Una celebração dos sabores do Mediterrâneo
Ao servir a paella valenciana, poderá apreciar a magia do azeite espanhol, que desempenhou um papel fundamental na criação deste prato icónico. Cada mordida é uma celebração dos sabores mediterrânicos, destacando a qualidade do azeite que tem sido um elemento central da cozinha espanhola ao longo dos séculos.
Se você gostou dessa receita e está em busca de inspiração para outras receitas deliciosas, procure inspiração em nosso recetario.
Inscreva-se se você quiser receber mais informações de Azeites da Espanha
Gerir o consentimento dos cookies
Para proporcionar as melhores experiências, utilizamos tecnologias como os cookies para armazenar e/ou aceder à informação no seu dispositivo. O consentimento destas tecnologias permitir-nos-á processar dados tais como o comportamento de navegação ou as identificações únicas neste site. O não consentimento, ou a retirada do consentimento, pode afetar negativamente certas características e funções.
Funcional
Siempre activo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o objetivo legítimo de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com o único objetivo de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferencias
El almacenamiento o acceso técnico es necesario para la finalidad legítima de almacenar preferencias no solicitadas por el abonado o usuario.
Estadísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é utilizado exclusivamente para fins estatísticos.El almacenamiento o acceso técnico que se utiliza exclusivamente con fines estadísticos anónimos. Sin un requerimiento, el cumplimiento voluntario por parte de tu proveedor de servicios de Internet, o los registros adicionales de un tercero, la información almacenada o recuperada sólo para este propósito no se puede utilizar para identificarte.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade, ou para rastrear o utilizador num website ou em vários websites para fins de marketing semelhantes.